Que tal começar sua próxima reunião de vendas ou sua sessão de treinamento contando uma história?
Pode ser uma fictícia ou real, extraordinária, com heróis e vilões protagonistas, com sentimentos e percepções antagônicos, com conflitos declarados ou iminentes, tudo isso ao longo de uma narrativa caprichada, com começo, meio e fim, não se esquecendo de pelo menos um clímax.
Pois bem, não estamos falando de nenhuma novidade, pois contar estórias (e histórias) é um recurso já utilizado há muitos anos, desde quando nossos ancestrais se reuniam para contar suas aventuras em suas caçadas ou novas descobertas em arrojadas incursões por este planeta há milhares e milhares de anos atrás.
Que interessante: Com essa forma de narrativa emocionante, magnetizante, eles conseguiam distrair crianças, entreter sua tribo e também propagar intensamente (ou viralizar?) suas tradições e feitos épicos até os dias de hoje.
Essas histórias que até hoje nos encantam, usualmente carregam com elas conquistas, desafetos, superação, sabedoria e fé. Por isto impressionam: comunicam de forma intensa e efetiva.
E aí vem uma informação importante: Seus colaboradores ou participantes, guardarão seu recado com muito maior facilidade se ela for construída sob a forma de uma narrativa repleta de emoções inseridas no conteúdo dos elementos técnicos de sua apresentação ou reunião originais.
Storytelling , ou "Contação de Estórias" é composto de uma boa história, contada de forma dinâmica e envolvente. Pode ter um fundo moral, um contexto social, uma mensagem de empreendedorismo e superação, uma metáfora para um coachee, ou uma dica "matadora" para sua equipe de vendas.
Ao final todos devem refletir, suspirar, se indignar, emocionar, mas jamais não sentirem nada...
Quando nos envolvemos com uma história ou quando nos emocionamos com ela, tendemos a nos identificar com os seus heróis (arquétipos ou avatares), absorver melhor seus ensinamentos e tendemos ainda a conta-la e conta-la para muitas outras pessoas.
Agora escute mais esta: "era uma vez..."
Quer saber mais? Assista este vídeo