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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Tem algum João por aí?...
Quer entender um pouco melhor os conceitos e a aplicação prática do CRM (Gestão do Relacionamento com Clientes) num cenário comercial? Então vamos lá...
Imaginemos a rotina de João, um brasileiro, idade de 29 anos, solteiro, mas que já tem relacionamento estável, pora com a família, processa com disciplina e amor sua religião e como sabe aonde quer chegar, já invistiu junto com sua noiva num apartamento popular, com subsídio federal, e até comprou alguns móveis que empilhou na casa de sua sogra...
João se considera um vendedor profissional. Lê livros durante suas viagens nos ônibus urbanos (nem sempre leva vai de carro nas visitas ou à empresa) e é pontual, cordial e solícito com seus Clientes. É responsável por administrar uma carteira de 50 Clientes ativos, cerca de 20 inativos que podem ser re-ativados a qualquer momento e que tem ainda a missão de prospectar de 4 a 8 novos Clientes por mês.
A situação acima nos oferece o seguinte "Cenário":
METAS <----------> <----------> Planejar
INOVAÇÃO <----------> <----------> Executar
MANUTENÇÃO <----------> JOÃO <----------> Avaliar
CONFLITOS <----------> <----------> Planejar
INTERAÇÕES <----------> <----------> Otimizar
Dentro deste escopo de desafios, extremamente dinâmico, João precisa continuamente buscar informações confiáveis sobre o negócio de seu cliente. Algo como tendências de mercado, inovações, riscos para suprimento contínuo e crescente em seus Clientes-Chaves.
Somam-se a essas informações, a necessidade de preservar a satisfação e lealdade de seus Clientes estratégicos, por meio de um criterioso acompanhamento dos casos nos quais houve qualquer falha no atendimento, pós-vendas ou algo parecido. Deve se antecipar na busca de alternativas de satisfação, ser pro-ativo e espirituoso, pois alguns erros fatalmente são recorrentes.
Ao seu lado, ele pode contar com aplicativos robustos e copreensíveis, que lhe dão informações em tempo real, em qualquer lugar que ele esteja, e com a mobilidade que sua atividade lhe impõe.
João curte as Redes Sociais, tem Perfil em várias delas e pode capturar com rapidez e precisão, tendências e mudanças de comportamento em seu mercado.
Na outra ponta de sua amplo espectro de responsabilidades, estão as oportunidades que surgem de forma preditiva ou por conta da inovação, que podem alimentar continuamente seu "pipeline" de negócios e garantir um atingimento satisafatório de suas metas.
João, é multi-funcional, tem reconhecidas habilidades interpessoais, conquistadas graças aos inúmeros treinamentos dos quais já participou e seu comportamento ético, aliado à visão de carreira que tem, carimbaram nele uma personalidade vibrante, entusiástica e de comprometimento absoluto com sua Empresa e com seus Clientes.
João?
João?
Tem algum João por aí?...
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Consultoria em Vendas, Liderança, Coaching, Estratégia, Relacionamento com Clientes e Atendimento
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