quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Atenção ao BPM no Sucesso das Fusões e Aquisições!

Algum de vocês já viu esta história? 
Na teoria, a aquisição faz todo sentido: Uma empresa maior precisava de maior capacidade de produção para atender a novas demandas de seus clientes. A outra empresa tinha excesso de capacidade e o equipamento necessário para fabricar os produtos. O que poderia dar errado?
Pois aí é que está o desafio: Do ponto de vista do gerenciamento de processos, muitas vezes, quase tudo pode dar errado.
A seguir listo alguns desses pontos de atenção, muitas vezes menosprezados em processos de M&A. Sei o quando estes aspectos são críticos, pois já vi darem errado também em programas de Qualidade, Produtividade, Reengenharia, CRM, ERP e por aí vai...

Portfólio de Produtos e Desalinhamento Estratégico
O adquirente tinha experiência em produzir grandes volumes, e focava em um pequeno grupo de produtos diferentes - uma tipica empresa de alto volume e baixa margem de lucro. A empresa adquirida é uma empresa de volumes moderados e margens mais altas, que produz lotes relativamente menores de centenas de produtos diferentes.
Como resultado, os objetivos operacionais básicos das duas empresas são diferentes. Uma prioriza o volume, a outra tem como prioridades a diversidade de produtos e agilidade. Os KPIs de gerenciamento, agora depois da integração podem ser muito diferentes.

Governança e Liderança
Quantas vezes perguntamos aos executivos: Como estão indo as coisas com seu novo chefe? E eles respondem de modo sarcástico: "Com qual deles?".
Não é raro saberem que por hora passaram a ter o dobro de chefes, seja por conta das operações com conjuntos diferentes (e ainda não alinhados) de clientes do ponto de vista funcional, geográfico, de linha de produtos, negócios, ou mesmo de canais diferentes. Isso pode, por exemplo, significar que há líderes (e seus estilos pessoais) marcando reuniões, definindo ou revendo metas, tocando seus projetos e constantemente priorizando de modo diferente suas agendas no dia-a-dia. É um caso clássico de ninguém estar no comando, porque todos estão no comando!

Gestão do Conhecimento e Modelos de Processos
Durante décadas, ambos os negócios funcionaram sempre do mesmo jeito. Todos os líderes de cada lado sabiam o que tinha que ser feito. O conhecimento dos processos estava explícito; novos colaboradores recém-contratados aprendiam observando seus colegas. Agora esta integração das empresas está criando a necessidade de mapear e gerenciar funções cruzadas. 
Compartilhar pela primeira vez entrou na ordem do dia. E esse é um desafio que só funciona quando as pessoas se comunicam bem.

Mudanças no Estilo de Gestão
Quando se trata de integrar operações, os compradores muitas vezes parecem pensar que sabem melhor do que os vendedores. O resultado é que eles são rápidos em querer dispensar as “formas antigas” usadas pela organização adquirida. Mas, a minha experiência é que tanto as máquinas, planilhas e processos antigos podem ser tão úteis (ao menos numa transição) quanto as novidades que passaram a ser adotadas.
Tratar o conhecimento tácito da empresa adquirida como um ativo real pode minimizar os solavancos da transição e reduzir a mentalidade de “nós” versus “eles”. Em outras palavras, liderança democrática e liderança situacional significam compartilhar e cuidar.

Melhoria na Performance dos Processos
Numa aquisição, especialmente uma que leve ao aumento da produção industrial ou distribuição de alguns itens da gama de produtos, cobrar incrementos pode piorar o que já está ruim. Não há mágicas em BPM ou em qualquer boa prática de gestão. 
Um negócio de alto volume e baixa margem tende a ter benchmarks muito diferentes de um negócio de menor volume e maior margem. 
Um número "bom" para um negócio pode não ser um número "bom" para o outro negócio; ou pode até jamais ser atingível. Sem contar que os melhores colaboradores podem "espanar"!

Ferramentas e Tecnologia
Os desafios em BPM comuns à integração pós-fusão exigem atenção real! Isso não é simplesmente uma atualização ou mesmo correção tecnológica. Quando você está tentando sair de um buraco, mantenha os investimentos no mínimo. Trabalhe com o que você tem até saber exatamente o que você precisa -ou que você adoraria ter! 
E, também tão importante, quanto, saiba do que você NÃO precisa, para não se sentir tentado pelo dispendioso buraco sem fundo das "personalizações e customizações".

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