O Mercado nacional de Foodservice alcançou em 2012 a cifra de R$ 100bi e vem crescendo fortemente nestes últimos 5 anos, com índices bem acima daqueles apresentados pelo varejo, conforme se observa nesta tabela:
Para melhor entendermos o comportamento deste mercado, nós o segmentamos em diversos tipos de operação, independentes ou organizadas em redes de alimentação:
Institucional: Que inclui restaurantes e serviços de alimentação para indústrias, empresas, hospitais, escolas, estádios esportivos, eventos e locais remotos (usinas, mineração, plataformas de petróleo, etc.), setor público e forças armadas, e os serviços de alimentação e logística para aviação, conhecido com catering.
Comercial: formado por restaurantes, lanchonetes e bares, hotéis, padarias e lojas de conveniência e rotisserias,vending machines e delivery.
Aqui ocorre uma sub-segmentação pelo tipo de serviço, menu e valor para os consumidores: existindo o modelo de serviço limitado (fast food, cafeterias, restaurantes a quilo e self-service) e serviço completo (casual dining, restaurantes a la carte tradicionais, restaurantes de alta gastronomia).
Popularmente estes estabelecimentos também são classificados de acordo com o tema de seu cardápio, como pizzarias, churrascarias, comida italiana, árabe, bahiana, dentre outros.
Segundo dados da ABIA - Associação Brasileira das Industrias da Alimentação, os principais fatores de expansão deste mercado são:
1) Aumento da população nas classes A, B e C, gerando mais de 60 milhões de novos consumidores
2) Diminuição do desemprego no país e um aumento da massa salarial, gerando mais renda disponível, e
3) Mudança do estilo de vida da população, com demanda para alimentação mais conveniente, saudável e prática, com a mulher trabalhando cada vez mais fora do lar, demandando serviços e produtos para uma alimentação produzida fora de casa que atenda a estas necessidades.
2) Diminuição do desemprego no país e um aumento da massa salarial, gerando mais renda disponível, e
3) Mudança do estilo de vida da população, com demanda para alimentação mais conveniente, saudável e prática, com a mulher trabalhando cada vez mais fora do lar, demandando serviços e produtos para uma alimentação produzida fora de casa que atenda a estas necessidades.
Podemos notar que a venda da indústria para os diversos segmentos operadores chegou a 100,5 bilhões, que transformados pelos operadores e somados aos produtos in natura chegam a um valor de mercado de R$ 242,8 bilhões.
Gostei atualizado e relevante. Edgard
ResponderExcluir