De acordo com Solange Oliveira, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), não é simples encontrar mão de obra especializada, pois o e-commerce como atividade profissional ainda é novidade e, em sua maioria, as pessoas que trabalham na área migraram ou do varejo tradicional ou da área de tecnologia.
O gráfico a seguir ilustra os desafios para se contratar m]ao de obra para este segmento:
E o gráfico a seguir mostra que os níveis de remuneração são bastante atrativos, de acordo com pesquisa da Ecommerce School:
Remuneração
A pesquisa revelou que 34% dos profissionais de ecommerce recebe salários acima de R$ 5.000,00. Dos entrevistados, 40% ocupam os cargos de coordenador (10%), gerente (24%) ou diretor (4%). Nesses valores não foram considerados benefícios e bonificações.
Se você deseja ingressar nesta área, confira abaixo cinco tópicos importantes que o profissional da área deve contemplar, segundo a mesma fonte:
1) Capacidade analítica: saber analisar os números que o e-commerce gera e transformá-los em oportunidades para o negócio ou sua área de atuação.
2) Flexibilidade: o mercado é dinâmico, tudo evolui muito rápido e é preciso estar disposto a estudar continuamente e se reinventar a cada dia.
3) Criatividade: capacidade para encontrar soluções criativas para suplantar limitações sistêmicas, de pessoal e orçamentárias.
4) Visão sistêmica: procurar desenvolver uma visão global do comércio eletrônico, saber pelo menos o que fazem todos os seus departamentos (TI, Logística, Marketing, Atendimento a Clientes, Comercial, Cadastro etc.), mesmo naqueles em que não tenha atuação direta.
5) Gestão do tempo: trabalha-se muito no e-commerce. Se não souber como gerir o próprio tempo, as atividades não serão realizadas dentro dos prazos e prioridades adequadas.
Fonte: ABComm
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