Coaching, Cursos, Consultoria em Projetos de Fusões e Aquisições, Consultoria em Expansão Comercial. Palestras Motivacionais para Equipes de Líderes no Comércio, Industria, Serviços e Empreendedores. WhatsApp: 11.99726.1900
terça-feira, 6 de julho de 2010
Somos bons de relacionamento e podemos muito mais!
Já faz mais de duas décadas que o CRM (traduzido do inglês, Gestão do Relacionamento com Clientes) e seus atualizadíssimos paradigmas vêm despertando grande interesse das empresas em geral. Afinal, essa onda se mantém no ar graças à promessa de melhorar a rentabilidade e ampliar as chances de sobrevivência de toda e qualquer empresa, em qualquer ramo de atividade.
Na verdade, se fizermos uma análise mais profunda, veremos que o CRM é uma re-edição de alguns princípios de relacionamento somados à cortesia e atenção aos Clientes, já praticadas há muitas décadas pelos fundadores de muitas Corporações.
O tempo passou e algumas pedrinhas apareceram no sapato dos Executivos e Gestores, para desasossego de Empresário e de seus Clientes:
1. Surgiram os intermediários nessa relação: Colaboradores, vindos de parceiros ou da terceirização de serviços, sem conhecimento da clientela e muitas vezes sem a vontade de se colocar à disposição dos clientes;
2. O número de clientes foi se multiplicando sem parar, com o aparecimento de novas mídias e um acesso cada vez mais simples ao portfólio das Companhias. Assim, ficou quase impossível registrar e armazenar as interações com tantos Clientes e Prospectos;
3. Uma legislação atualizada quanto aos direitos do Consumidor e a facilidade de acesso do Cliente 2.0 através de múltilpas mídias, seja para reclamar, solicitar trocas, devoluções, etc. exige maior maturidade dos Agentes e Gestores das interações com os Clientes ao lidar com essas manifestações;
4. O crescimento da concorrência com as suas práticas agressivas de descontos e promoções em geral levou os clientes, antes fiéis, a procurarem por aqueles estabelecimentos ou provedores de serviços que oferecem serviços semelhantes a preços mais ajustados aos seus rendimentos e expectativas de consumo.
Essa nova relação com os clientes, fruto do inevitável e persistente crescimento de nossa sociedade de consumo, levou nossas empresas por um momento a pouco se preocuparem com seus clientes ou, pelo menos, a não se aperceberem da diferença que deve existir no tratamento de uns e outros.
Na atualidade, com a rápida evolução dos bancos de dados; a explosão na utilização da internet e graças ao barateamento da tecnologia da informação, vivemos uma curiosa re-edição daqueles hábitos de nossos avós no tocante à tentativa de reter Clientes.
Como ainda existe no Brasil alguma diversidade a cerca de significado do CRM e sua implementação numa Organização, apresentarei a você, caro leitor, uma definição oportuna, e em seguida passaremos às dicas de como praticar esse modelo em sua empresa:
“CRM se traduz na fidelização e melhor rentabilização de clientes. Estas são obtidas graças à existência de funcionários conscientes e motivados; processos internos adequados e tecnologia para o armazenamento e distribuição dos dados do perfil e das interações com esses clientes”.
Partindo desse conceito, vamos às 10 Regras de Ouro para ter sucesso com o CRM:
1. Defina CRM dentro da Organização. Estabeleça uma visão clara entre os sócios, colaboradores e parceiros sobre o que é CRM, como poderá ser implementado e, principalmente, que ganhos trará para a sua Organização;
2. Promova uma ampla discussão entre os seus colaboradores a cerca do CRM. Você poderá fazê-lo através de reuniões semanais com o pessoal de vendas, caixas, crédito e cobrança, expedição, entrega, promoção e demais colaboradores. Nessas reuniões ressalte a necessidade de que todos tratem o cliente com cortesia, atenção e pro-atividade.
3. Crie mecanismos de avaliação. Todos devem saber se as novas práticas de fidelização estão gerando resultados. Cite alguns casos de sucesso e faça o grupo sentir-se gratificado com as suas iniciativas;
4. Defina uma clara política de reconhecimento e recompensa dos esforços dos funcionários em prol dos clientes. Você pode dar prêmios, colar fotos na parede ou fazer uma citação no mural do refeitório (ou do lado do cartão de ponto). Não deixe passar em brando essas iniciativas, pois assim, elas irão se multiplicar!
5. Prepare seus líderes. Estudos comprovam que os maiores insucessos em projetos como os de CRM são devidos ao despreparo ou descomprometimento dos líderes. Não perca tempo para iniciar a treiná-los e orientá-los sobre como proceder em situações de eficiência, encantamento ou conflito com clientes;
6. Faça os clientes perceberem que são importantes para seu negócio: elabore cartazes, ensine toda a empresa a sorrir sempre perante o cliente, desenvolva tecnologia que lhe permita identificar os clientes preferenciais e tratá-los de forma diferenciada e personalizada;
7. Identifique seus clientes: seja através do preenchimento de formulários na web, cupons promocionais para participação em sorteios, seja para o recebimento de cartão de cliente preferencial, não perca a oportunidade de registrar os seus dados;
8. Adquira ou desenvolva um bom software de gerenciamento da sua carteira de clientes. Mesmo que não seja um software de CRM, existem alguns que podem ser ampliados passo a passo, conforme você vai pagando seu investimento;
9. Saiba diferenciar Clientes de clientes. É um mito querer tratá-los todos da mesma forma. Treine seus representantes e líderes para que lhes dediquem uma atenção vip. Para aqueles clientes que não estão entre os maiores, mostre-lhes vantagens em crescer com você;
10. CRM não funciona sem o aval e participação expressa da Diretoria. Seus colaboradores fazem o que você faz, não o que você manda eles fazerem!
Como você pode ver, fazer CRM é se relacionar melhor com os Clientes. E que povo no mundo é mais de relacionamento que o nosso? Pense nisso e SUCESSO!
Postado por
Consultoria em Vendas, Liderança, Coaching, Estratégia, Relacionamento com Clientes e Atendimento
às
14:25
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tags
#vaiounaovaivender
15 de março
2011
2012
2013
2014
2015
3G
ABAV
ABComm
Abdib
ABF
Abimaq
Abinee
Abipeças
absurdo
Academia Brasileira de Marketing
academia de vendas
Acessibilidade Ampliada do Cliente
ações trabalhistas
after market
agricultura
Alta Performance
alunos
análise de mercado
analise setorial
Anatel
ANS
Anuário
anuidades
Aprendizado
Aquisições
atendimento
Atento
atitudes
atitudes vencedoras
audiência
autoconhecimento
automação
autopeças
balança comercial
Banco Central
banda larga
BC
bens de capital
bike
blog
blogueiros
Blue Tree Hotels
Bolsa de Valores
BPM
Brasil
brasileiro
Cadeia de Valor
Caito Maia
call centar
Call Center
campanha
Campanhas de Incentivo
campeonato
Canadá
canal
Capital de Giro
carreira
cartão de crédito
CDC
celebridades
celular
Chieko Aoki
chilli beans
ciclovia
Cliente
cliente oculto
clientes
clilente
cloud computing
coach
coach de vendas
coaching
Código de Defesa do Consumidor
Combinação
comércio eletrônico
como vender
Comolatti
Compartilhar
Compartilhe
Competências
comportamento
Comportamento do Consumidor
compras on line
compras pela internet
computação na nuvem
comuniação
comunicação
comunidade
CONAREC
concordata
Construção Civil
consultor
Consultoria
consumidor
consumidores
contação de estórias
contact center
controladoria
convenção
copa
copa do mundo
crm
cultura organizacional
Curso
curso de vendas
Curtir
customizar
Deloitte
Desenvolvimento
desenvolvimento pessoal
Diagnóstico de Treinamento
Dieese
digital
direitos do consumidor
dividas
Don Peppers
e-commerce
EAD
economia
eletro-eletrônicos
Elke
Embratur
Empowerment
Empreendedor
Empreendedoras
empreendedorismo
empreender
emprego
encontro
endeavor
endividamento
energia
ensino
equipe
ernesto costa santos
Espiral do Conhecimento
estratégia
estudo
ética
expansão
experiência
Externalização
extranet
facebook
Feedback
Feira
Feitas para Durar
ferramentas
fidelidade
fidelização
fifa
finanças
finanças pessoais
foco
Foodservice; ABIA
força de vendas
fotografia
Fracasso
franchise
franchising
franquia
Fusões
Fusões e Aquisições
futebol
Gartner
Geração de Valor
gerência de vendas
gestão
gestão comercial
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Experiência de seus Clientes
Gestão das Interações
Gestão de Pessoas
Gestão do Conhecimento
governança
guaraná antarctica
Guarulhos
guia
habilidades
HBR
Help Desk
Hotelaria
humano
IAS
IBGE
IBM
idealizar
idéias
IES
impasses
indicador econômico
índice
Indique
indústria
ingresso
Iniciativa
inovação
intangíveis
interatividade
interface
Internalização
internet
internet.
interpessoal
Invenção
ISACA
ISE
Jack Phillips
joão
Jobs
jornada de vendas
kick off
Kirck Patrick
kodak
lealdade
legislação comercial
lei da oferta e da procura
Lider
Líder
Liderança
linkedin
loja
lojas
Luiza
Lula
M&A
manifestações
maquinas
Marca
marcas
marketing
Marketing Digital
Martha Rogers
meio ambiente
Melhores Práticas
mercado
Mercado Brasileiro
mercados
metas
metodo de treinamento
micro e pequenas empresas
Midias Sociais
mídias sociais
Ministério do Turismo
mobile
moda
montadoras
mulher
Mulheres
Multiplicação do Conhecimento
mundo
narrativa em vendas
NCG
negociação
negociador
Negócios
Neurociência
Nível de Serviço
Nonaka
notícias
OCDE
oportunidade
oportunidades
oracle
organizadores
palestra
paradigma
passagens aéreas
PDG
PDL
pecados
perfil comportamental
personalização
personalização; campanha
persuasão
pesquisa
pet
Pirelli
plano de saúde
plano odontológico
playlist de vendas
PME
Pneuac
pneus
PNL
Pontos de Atenção
portal
Premiação
Presidente
Procon
produtividade
produtos
Programa de Desenvolvimento de Gestores
Programa de Desenvolvimento de Líderes
projeto educacional
Promoção
Prospectos
QATT
quero vender
ranking
reclamações
recorde
Redes Sociais
Regulamento
relacionamento
relatório
remuneração
resultado
retenção
revoltado
Ricardo Young
robô
ROI
SAC
São Paulo
satisfação
saúde e bem-estar
SCM
scup
Sebrae
senna
sentimentos
serviços
setor
Shopping Center; Foodservices; Livraria Cultura
siebel
Sindipeças
SLA
smartphones
Socialização
soja
SPFW
storytelling
sucesso
sustentabilidade
tag
Takeuchi
taylor made
team building
Team Working
tecnologia
teleconferências
telefonia
Telefonia celular
telemarketing
televendas
tendências
testemunhos
tim
tipos de clientes
trabalho em equipe
trabalho em grupo
transformação
tratamento
Treinamento
treinamento comercial
treinamento de vendedor
trending topic
Turismo
twitter
um-para-um
universidade corporativa
vagas
Valor Economico
VAP
VAP! Vendas de Alta Performance
varejo
vendas
Vendas de Alta Performance
vendas em 2017
vendedor
viagens
vibrante
vídeo
videos de treinamento
videos de vendas
Visão
Vitória
viviane senna
VU-M
wi-fi
workflow
Nenhum comentário:
Postar um comentário