Na luta para melhorar a qualidade do atendimento aos seus Clientes e manter os altos padrões exigidos pelo mercado o segmento de varejo de bens e serviços ao Consumidor tem se esforçado em capacitar e estimular seus Profissionais de Vendas e Atendimento.
E para encarar este desafio, a prática de recorrer ao "Cliente Oculto" tem se mostrado bastante eficaz.
Por meio de uma interação planejada, abordando todas as rotinas diárias de interesse do estabelecimento e de seus empreendedores, pode-se avaliar com precisão e imparcialidade as prioridades para que a sangria de Clientes seja detida.
O Sebrae tem alertado frequentemente os Varejistas a promover o melhor entrosamento possível entre Consumidor e Vendedores, por meio de uma ambientação agradável do ponto de venda; profissionais simpáticos e saibam ouvir com atenção; práticas de interação e manutenção de um relacionamento valoroso, disponibilizando dicas de uso das mercadorias, tendências, sugestões de compras, promoções, brindes e prêmios, através de e-mails, redes sociais e mesmo pessoalmente na loja.
Divirta-se com este vídeo:
Ao lançarmos mão do Cliente Oculto podemos aferir em especial essas boas práticas de Relacionamento com o Cliente e priorizarmos ações corretivas ou preventivas de treinamento, ferramentas modernas de TI e um melhor conteúdo da comunicação em geral com Clientes ativos, inativos, indicações e prospectos.
Se quiser conhecer um modelo simples de coleta de dados para o Cliente Oculto, clique aqui
Em seguida, conheça este estudo do SEBRAE sobre Pesquisa de Mercado para o varejo com a utilização, inclusive, de cliente oculto.
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Talvez nem tanto, mas não tem problema, pode ser que a razão de falarmos sobre este tema tenha sido justamente o que um amigo cliente oculto me falou sobre uma visitinha que fez à sua loja...rss.