segunda-feira, 16 de abril de 2012

CRM com a utilização de Tecnologia na Nuvem

Em estudo publicado recentemente, o Gartner Instituto de Pesquisas ressalta a tendência de crescimento na utilização de "Computação nas Nuvens" como recurso tecnológico para as práticas de CRM que tende a crescer e se consolidar nos próximos 3 anos. 
Wikipedia
Isso se deve ao fato que a "nuvem" traz uma série de benefícios, como redução de custos, maior flexibilidade e complexidade baixa, além de permitir que a empresa possa redirecionar alguns de seus recursos anteriores para práticas com entrega de maior valor agregado a seus Clientes. 


Segundo o Gartner, dentro do cenário atual, o modelo mais apropriado de cloud passa pela coordenação e  combinação de computação em nuvem terceirizada (pública ou privada) e o uso integrado da infraestrutura interna da empresa. Ao longo do tempo, a nuvem híbrida pode resultar em um modelo unificado em que há uma cloud formada por várias plataformas que podem ser usadas, conforme necessário, com base na evolução dos requisitos de Gestão do Relacionamento com Clientes.


Segundo o Gartner, "... as organizações devem ter em mente que quando os aplicativos são executados em nuvens públicas devem ser estabelecidas diretrizes e padrões para determinar como esses elementos se combinam com os sistemas internos para formar um ambiente coerente que e que ofereça um desempenho satisfatório".

Segundo a Information Systems Audit and Control Association, ISACA, entidade que reúne quase 100.000 associados por todo o mundo, em seu “Guiding Principles for Cloud Computing Adoption and Use”, estão os seguintes princípios fundamentais para adotar com sucesso a prática de computação na nuvem:


1. Habilitação
É necessário planejar a computação em nuvem como uma estratégia que vai muito além de um simples acordo de terceirização ou de uma plataforma técnica.


2. Custo/benefício
É preciso avaliar os benefícios da adoção do modelo a partir de uma compreensão total do custo em comparação com outras plataformas tecnológicas.


3. Risco
Convém adotar uma perspectiva de gerenciamento de risco para a empresa monitorar a adoção e o uso da computação em nuvem. 


4. Capacidade
É necessário integrar todas as capacidades que os prestadores de serviços oferecem aos recursos internos para fornecer uma solução de entrega e suporte técnico abrangente. 
5. Responsabilidade
Definir claramente as responsabilidades internas e dos provedores do serviço. 

6. Confiança

Segundo a Isaca, é vital fazer da confiança parte essencial das soluções em nuvem, gerando segurança em todos os processos de negócios que dependem de cloud. Assegure que os prestadores de serviços de software compreendam a importância da confiança.
Quer saber mais sobre computação na nuvem? Assista ao vídeo:

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