sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estão falando mal de você. E agora?

Porque os Profissionais de Relacionamento com Clientes devem estar atentos às Redes Sociais?
Milhões de brasileiros acessam a internet todos os dias. E a imensa maioria desses nossos compatriotas costuma expressar alguma opinião ou compartilhar fatos marcantes de seu dia a dia com seus amigos internautas.
E dessa verdadeira mania, já nasceu no brasileiro a certeza de que com as Redes Sociais, como Orkut, Facebook, Youtube, Twitter, dentre outras, ele pode também manifestar seus desencontros ao comprar algum produto ou contratar um determinado serviço, pois esses canais de comunicação têm tido uma atenção crescente das grande empresas e a solução dos conflitos tem acontecido com maior rapidez (na verdade deveria ser sempre assim...).

E falando mais uma vez dos Profissionais de Relacionamento, é bom que todos tenham sempre em mente o "poder" que o Cliente passa a ter diante de um desacerto qualquer da empresa para a qual trabalha:
1) Nas RS(Redes Sociais) o Cliente sabe que seu brado pode ser ouvido mais rápido e por mais pessoas;
2) Ele (Cliente) pode compartilhar a mesma situação com mais amigos, colegas e pessoas em geral, mesmo as desconhecidas, podendo impactar mais com sua reclamação;
3) No SAC é possível de certa forma limitar o conteúdo e a extensão da manifestação do cliente. Os menus de atendimento, operadores que atendem após longos minutos de espera, ruído no ambiente de trabalho e perguntas confusas e redundantes tendem a "moer" o Cliente até exaurir suas forças. Já nas RS, a reclamação já está lá e a empresa é que tem que correr...;
4) O uso de fotos, vídeos e qualquer outro recurso multimídia enriquece a postagem e intensifica o interesse e engajamento de mais e mais pessoas e isso amplia de modo considerável o risco para as empresas;
5) Nas RS repetir e até detalhar cada vez mais a insatisfação é algo simples e aguça o sentimento de revanche;
6) Mais e mais manifestações de insatisfação vão aparecendo de modo viral e portanto, devemos agir rápido...
Saiba o quanto seu Cliente pode fazer influenciar outros clientes ou prospects:


Por essa e outras tantas razões, devemos nos manter alinhados com nossos Clientes e Consumidores, sempre atentos às suas manifestações no pós-venda.
Falar bem, não costuma despertar interesse, mas que tal "ser o primeiro de seus amigos a comentar" mal...
Quer mais? acesse matéria da Folha de São Paulo AQUI

Tags

#vaiounaovaivender 15 de março 2011 2012 2013 2014 2015 3G ABAV ABComm Abdib ABF Abimaq Abinee Abipeças absurdo Academia Brasileira de Marketing academia de vendas Acessibilidade Ampliada do Cliente ações trabalhistas after market agricultura Alta Performance alunos análise de mercado analise setorial Anatel ANS Anuário anuidades Aprendizado Aquisições atendimento Atento atitudes atitudes vencedoras audiência autoconhecimento automação autopeças balança comercial Banco Central banda larga BC bens de capital bike blog blogueiros Blue Tree Hotels Bolsa de Valores BPM Brasil brasileiro Cadeia de Valor Caito Maia call centar Call Center campanha Campanhas de Incentivo campeonato Canadá canal Capital de Giro carreira cartão de crédito CDC celebridades celular Chieko Aoki chilli beans ciclovia Cliente cliente oculto clientes clilente cloud computing coach coach de vendas coaching Código de Defesa do Consumidor Combinação comércio eletrônico como vender Comolatti Compartilhar Compartilhe Competências comportamento Comportamento do Consumidor compras on line compras pela internet computação na nuvem comuniação comunicação comunidade CONAREC concordata Construção Civil consultor Consultoria consumidor consumidores contação de estórias contact center controladoria convenção copa copa do mundo crm cultura organizacional Curso curso de vendas Curtir customizar Deloitte Desenvolvimento desenvolvimento pessoal Diagnóstico de Treinamento Dieese digital direitos do consumidor dividas Don Peppers e-commerce EAD economia eletro-eletrônicos Elke Embratur Empowerment Empreendedor Empreendedoras empreendedorismo empreender emprego encontro endeavor endividamento energia ensino equipe ernesto costa santos Espiral do Conhecimento estratégia estudo ética expansão experiência Externalização extranet facebook Feedback Feira Feitas para Durar ferramentas fidelidade fidelização fifa finanças finanças pessoais foco Foodservice; ABIA força de vendas fotografia Fracasso franchise franchising franquia Fusões Fusões e Aquisições futebol Gartner Geração de Valor gerência de vendas gestão gestão comercial Gestão da Cadeia de Suprimentos Gestão da Experiência de seus Clientes Gestão das Interações Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento governança guaraná antarctica Guarulhos guia habilidades HBR Help Desk Hotelaria humano IAS IBGE IBM idealizar idéias IES impasses indicador econômico índice Indique indústria ingresso Iniciativa inovação intangíveis interatividade interface Internalização internet internet. interpessoal Invenção ISACA ISE Jack Phillips joão Jobs jornada de vendas kick off Kirck Patrick kodak lealdade legislação comercial lei da oferta e da procura Lider Líder Liderança linkedin loja lojas Luiza Lula M&A manifestações maquinas Marca marcas marketing Marketing Digital Martha Rogers meio ambiente Melhores Práticas mercado Mercado Brasileiro mercados metas metodo de treinamento micro e pequenas empresas Midias Sociais mídias sociais Ministério do Turismo mobile moda montadoras mulher Mulheres Multiplicação do Conhecimento mundo narrativa em vendas NCG negociação negociador Negócios Neurociência Nível de Serviço Nonaka notícias OCDE oportunidade oportunidades oracle organizadores palestra paradigma passagens aéreas PDG PDL pecados perfil comportamental personalização personalização; campanha persuasão pesquisa pet Pirelli plano de saúde plano odontológico playlist de vendas PME Pneuac pneus PNL Pontos de Atenção portal Premiação Presidente Procon produtividade produtos Programa de Desenvolvimento de Gestores Programa de Desenvolvimento de Líderes projeto educacional Promoção Prospectos QATT quero vender ranking reclamações recorde Redes Sociais Regulamento relacionamento relatório remuneração resultado retenção revoltado Ricardo Young robô ROI SAC São Paulo satisfação saúde e bem-estar SCM scup Sebrae senna sentimentos serviços setor Shopping Center; Foodservices; Livraria Cultura siebel Sindipeças SLA smartphones Socialização soja SPFW storytelling sucesso sustentabilidade tag Takeuchi taylor made team building Team Working tecnologia teleconferências telefonia Telefonia celular telemarketing televendas tendências testemunhos tim tipos de clientes trabalho em equipe trabalho em grupo transformação tratamento Treinamento treinamento comercial treinamento de vendedor trending topic Turismo twitter um-para-um universidade corporativa vagas Valor Economico VAP VAP! Vendas de Alta Performance varejo vendas Vendas de Alta Performance vendas em 2017 vendedor viagens vibrante vídeo videos de treinamento videos de vendas Visão Vitória viviane senna VU-M wi-fi workflow